Número total de visualizações de páginas

27/05/11

15 MANEIRAS DE AUMENTAR A AUTOCONFIANÇA - Magda Baetta


1. Cuidado com o critico interior. Opte por construir um incentivador interno. Aprenda e exercite a elogiar e apoiar você mesmo. De preferência diga em voz alta quando estiver sozinho e perceba os efeitos.

2. Diante de uma situação onde a pergunta “Não sei o que fazer” não sai de sua mente, pergunte a si mesmo “Se eu soubesse a resposta qual seria”? Continue se perguntando até obter a resposta.

3. Se estiver confuso diante de uma escolha, traga a mente alguém que considere um sábio e indague-se o que esta faria nessa situação.

4. Culpa! Se você tem costume de se culpar com frequência, questione-se: “Que outros fatores, além de mim, contribuíram para esta situação?”

5. Como supera a sensação de sobrecarga? Lembre-se de situações deste tipo onde sua conduta foi eficaz e repita. Exemplo: Definir três prioridades, escrever um lembrete e colocar no computador, escrivaninha, etc.

6. Em momentos de esquecimentos relaxe sua mente e deixe passar um tempo. Pode ser que a resposta apareça em breve. Caso não aconteça, seja tolerante consigo próprio.

7. Dificuldade em dizer não. Interessante adquirir o hábito de responder: “Vou pensar e depois conversamos.” Entre em contato com seus verdadeiros desejos e necessidades e procure dar a resposta da forma mais fácil para você. E-mail, recado na secretária eletrônica, bilhete, pessoalmente, etc.

8. Em quais ocasiões você diria? “Não se pode acertar sempre.” Procure ser assim diante de situações onde as coisas não saem corretas.

9. Dificuldades em família, conflitos internos, problemas no trabalho muitas vezes podem ser problemas que esmaga e suga toda nossa energia. Reflita se não estivesse com esse problema o que estaria fazendo. Então faça. Desta forma o problema não o absorverá e poderá continuar tocando a vida.

10.Busque os meios de comunicação que fazem bem a você e ignore os que lhe fazem mal. Quando sentir que determinado texto, filme, programa de televisão, etc. faz se sentir desconfortável, envenena vc, afaste-se dele. Proteja-se e cuide-se como faria com um filho querido.

11.Se observar que a inveja te ronda, e em função disto mina sua capacidade de confiar em vc mesmo, procure agir da seguinte forma: faça um elogio à pessoa que lhe causou esse pensamento ruim e com certeza bons sentimentos restabelecerão sua fé em si. Se precisar faça também um elogio a vc mesmo.

12.Pergunte-se: Se eu não precisasse e não me importasse com a aprovação nem com a opinião de ninguém, o que faria agora?

13.Lance um olhar distanciado sobre seu trabalho no fim de semana como se estivesse olhando para baixo da janela de um avião. Reserve uns minutos para recuar um pouco, olhar o que fez ao longo da semana e crie suas prioridades para a próxima.

14.Todos nós precisamos de apoio na vida. Peça, então, ajuda para realizar determinadas coisas. Pedidos específicos de apoio dão força.

15.O que vou me arrepender de não ter feito na vida? Enquanto estiver parado no trânsito, preparando uma refeição, ou outras atividades descontraídas, faça esta pergunta calmamente. Quando obtiver a resposta volte a se perguntar: O que preciso fazer agora para garantir que não terei esse arrependimento?

“A morte não é o maior medo que temos; nosso maior medo é assumir o risco de estarmos vivos – o risco de estarmos vivos e manifestarmos quem realmente somos.” (Don Miguel Ruiz)

Sem comentários:

Enviar um comentário