Número total de visualizações de página

12/06/13

SER FELIZ E DE BEM COM A VIDA É, ESSENCIALMENTE, AMAR! POR TÂNIA C. O'GRADY FELIPE

AO ESCREVER O QUE VOCÊ LERÁ A SEGUIR, PENSEI MUITO NA MINHA VIDA ATÉ AQUI, NA RELAÇÃO QUE TIVE COM MEU PAI, QUE HOJE, DIA 12/6, FAZ MAIS UM ANO DE SUA IDA PARA O ANDAR DE CIMA... REFLETI TB NA MINHA RELAÇÃO COM MINHA MÃE, MEUS DOIS FILHOS, PARENTES, AMIGOS... E ATÉ DESCONHECIDOS... E É CLARO, COM O MEU QUERIDO MARIDO, DUDU, QUE FEZ ANIVERSÁRIO ONTEM E COM QUEM COMEMORO HOJE, FELIZ, O DIA DOS NAMORADOS.
 
 
12 DE JUNHO, DIA DOS NAMORADOS... CADA DIA MAIS TENHO ME CONVENCIDO DE QUE O AMOR É TUDO O QUE MAIS INTENCIONAMOS E DESEJAMOS NESSA VIDA. QUEREMOS SER AMADOS, MAS TAMBÉM RECONHECIDOS E APRECIADOS. DE VEZ EM SEMPRE, NOS PEGAMOS IDEALIZANDO APRENDER MAIS A NEGOCIAR DIFERENÇAS, A ADMINISTRAR DIVERGÊNCIAS, A INVESTIR MAIS E MAIS NA RELAÇÃO DIALÓGICA E TAMBÉM A PRIORIZAR O COMPANHEIRISMO. PENSO QUE UM CASAL DEVE ESTAR MOVIDO A ATENDER AS SUAS NECESSIDADES EMOCIONAIS, EVITAR NEGLIGENCIAR OS INSTANTES DE AFETO E BUSCAR DEDICAR-SE AMOROSAMENTE À RELAÇÃO; SEMPRE DESEJANDO COMPARTILHAR O CARINHO E A BOA SENSAÇÃO DA ALEGRIA EM ESTAR JUNTOS, ALÉM, CLARO, DE ACEITAR QUE UM BOM RELACIONAMENTO NOS ACRESCENTA E ENRIQUECE. 
E É BEM ISSO, A CADA NOVO DIA, ME CONSCIENTIZO DE QUE UMA VIDA AMOROSA REQUER, ESSENCIALMENTE, O NOSSO DIRECIONAMENTO REAL, PARA ATIVAR E OFERECER O AMOR, NOS BELOS MOMENTOS, BEM COMO NOS INSTANTES MAIS DIFÍCEIS DA CONVIVÊNCIA. O IDEAL MESMO É PERMANECER NO ESPAÇO AMOROSO E PRESERVÁ-LO, INCLUSIVE QUANDO INSTALA-SE O CAOS. AH, E SEM ESQUECER POR UM MOMENTO QUE O AMOR QUE "EU" QUERO COMEÇA EM MIM! 
TENHO PERCEBIDO, COM MUITA CLAREZA, QUE A PARTIR DO MOMENTO EM QUE ESCOLHO ME CONCENTRAR NO QUE É BELO E PRECIOSO, PASSO A ENXERGAR MUITO MAIS E MELHOR, TANTO A BELEZA QUANTO O AMOR. E DAÍ  ENTÃO, PODEREI TRANSFORMAR UM POUCO O MUNDO COM AS ESCOLHAS MÍNIMAS QUE RESOLVI FAZER NA ESTRADA AMOROSA DA VIDA E QUE, CERTAMENTE, OPORTUNIZAM PASSOS FUNDAMENTAIS NO CAMINHO DO AMOR QUE NOS É PRESENTEADO, REALIZANDO UM PERCURSO MAGNÍFICO NESSA JORNADA ESPETACULAR QUE TRILHAMOS AQUI NA TERRA. 
AO AMAR, DESFRUTAMOS EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS, COMO ACEITAR SEM JULGAR. E SOMENTE QUANDO COMPREENDEMOS O QUE ACONTECE, É QUE ENXERGAMOS COM MAIS LUMINOSIDADE E CLAREZA OS CAMINHOS DA VIDA. 
É INTERESSANTE QUE COM NOSSAS ATITUDES E PALAVRAS, EXPRESSAMOS O NOSSO AMOR, DANDO AO OUTRO O QUE É FUNDAMENTAL PARA ELE, POR QUE SOMENTE ASSIM O AMOR PODE SER PLENAMENTE SENTIDO E PERCEBIDO. 
OUTRO FATOR FUNDAMENTAL NESSA HISTÓRIA LINDA QUE É "AMAR", É O SEGUINTE: QUANDO SABEMOS AMAR COERENTEMENTE, COSTUMAMOS PERMITIR VER A QUEM AMAMOS CRESCER NO SEU PROCESSO, DO SEU JEITO E AINDA CEDEMOS O ESPAÇO RECEPTIVO PARA ESSE CRESCIMENTO. INCRÍVEL ISSO, NÃO É MESMO?
É BOM LEMBRAR QUE DEVEMOS APRENDER A AMAR NO OUTRO O QUE NÃO GOSTAMOS EM NÓS. DIFÍCIL? E COMO! PARA ISSO É PRECISO OTIMISMO... UMA BOA DOSE DE PACIÊNCIA E EM MUITOS, MAS MUITOS  CASOS MESMO, O EXCESSO DE TOLERÂNCIA!!! TUDO ISSO PARA UM BELO DIA DESCOBRIR QUE APENAS QUANDO DESPERTARMOS DE NOSSOS SONHOS E INÚMERAS IDEALIZAÇÕES, SÓ QUANDO ABANDONARMOS NOSSAS PROJEÇÕES E DESEJOS É QUE ESTAREMOS PRONTOS PARA AMAR DE FATO E VERDADEIRAMENTE ALGUÉM. 
A GRANDE DESCOBERTA É COMPREENDER, REALMENTE, QUE AMAR É QUANDO ESCOLHEMOS QUERER SEMPRE O MELHOR PARA NÓS E PARA QUEM AMAMOS, ALÉM DE PERCEBER O AMOR COMO AÇÃO E NÃO COMO REAÇÃO. PARA ISSO ACONTECER, MUITAS VEZES LEVA UM TEMPO IMENSO.
INTERESSANTE É CONSTATAR QUE AÍ FICAMOS ANTENADOS E NOS DAMOS CONTA DO QUANTO É FUNDAMENTAL CURTIR A SATISFAÇÃO PELO QUE POSSUÍMOS E TAMBÉM O PRAZER DO QUE CONQUISTAMOS, E, FINALMENTE, DEIXAMOS DE LADO AQUELA PRIORIDADE RIDÍCULA, QUE INÚMERAS VEZES DAMOS, PARA A FRUSTRAÇÃO DO QUE NOS FALTA. 
É CLARO, EVIDENTE E ÓBVIO QUE ALGUNS DE NÓS, MAIS EVOLUÍDOS, E/OU MADUROS, PREFEREM ACOLHER TODAS AS MÍNIMAS ALEGRIAS QUE O COTIDIANO NOS CONCEDE, EM NOSSA ROTINA, E ASSIM PASSA A VALORIZAR ACONTECIMENTOS SIMPLES E PRECIOSÍSSIMOS, PELO FATO DE POSSIBILITAR APRENDIZAGENS MÚLTIPLAS E SIGNIFICATIVAS. O QUE É MUITO BACANA NESSA TRAJETÓRIA TODA É TAMBÉM, QUANDO PASSARMOS A TER UM DESEJO PROFUNDO DE INVESTIR EM QUEM AMAMOS, AJUDANDO NO QUE FOR PRECISO. ISSO É LINDO! É NESSE MOMENTO DE INTENSA DEDICAÇÃO QUE REVELA-SE UMA SINTONIA DURADOURA NA FORMA DE AMAR, INDISCRIMINADAMENTE, SEM CONDIÇÕES, NEM EXIGÊNCIAS. O QUE É FENOMENAL!  
E NA CAMINHADA VAMOS APRENDENDO... SEI BEM QUE TUDO AQUILO QUE RECEBE MAIS ATENÇÃO E CUIDADO, EM COMPENSAÇÃO SE DESENVOLVE MUITO MELHOR. AMAR É MESMO UMA APRENDIZAGEM DIÁRIA. E DENTRE APRENDIZAGENS FÁCEIS E DIFÍCEIS, RECONHECEMOS NUM DETERMINADO DIA QUE PERDOAR, É NÃO EXPULSAR O OUTRO DO NOSSO CORAÇÃO. É DESAPEGAR-SE DA MÁGOA. MAGNÍFICO APRENDER ISSO, MESMO QUE AOS TRANCOS E BARRANCOS.  
GENTE, AMAR É UMA ARTE, JÁ DISSERAM ISSO, MAS PENSO SIM, QUE NÓS ARTISTAS VETERANOS OU NOVATOS, PODEMOS MUDAR O MUNDO, PORQUE NÓS SOMOS O MUNDO. PENSANDO ASSIM, FICA MAI FÁCIL? TOMARA, PORQUE A VERDADE É QUE QUALQUER MUDANÇA EM NÓS TRAZ UMA TRANSFORMAÇÃO PARA O MUNDO. E AÍ PERCEBEMOS AO TRILHAR ESSA ESTRADA... PARA BEM AMAR BASTA QUE PERMITA VER O OUTRO COMO “VOCÊ”, E ASSIM CONSTATAR QUE O AMOR SE REVELA E AÍ FLORESCE E SE FORTALECE. AMAR É VIVER BEM A VIDA! 
DEPOIS DE MUITO PERCORRERMOS EM BUSCA DE RESPOSTAS SOBRE O AMOR E SOBRE AMAR, VAMOS DESCOBRINDO QUE O AMOR PRECISA DEIXAR DE SER UMA PALAVRA PARA QUE TORNE-SE VERBO, OU SEJA, A AÇÃO QUE PRATICAMOS. 
GOSTO MUITO DO QUE SÃO PAULO DIZ EM SUA EPÍSTOLA: "AQUELE QUE EXERCE O AMOR NÃO PRECISA SE DEFENDER E ALCANÇA A PLENITUDE DE SEU SER NA DOAÇÃO". NADA MAIS PERFEITO! E LEGAL TAMBÉM É QUANDO VAMOS SENTINDO CADA DIA MAIS QUE TODOS NÓS QUEREMOS MESMO É SER AMADOS E ACEITOS, ATRAVÉS DA COMPREENSÃO E DO ACOLHIMENTO. SIMPLESMENTE DESEJAMOS A ATENÇÃO DO OUTRO, AQUELE COM QUEM, GERALMENTE, UM DIA CONCORDAMOS EM CONVIVER. 
TENHO COMPROVADO QUE QUANDO O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ RECHEADO DE GRATIDÃO FICA MUITO MAIS CLARO VER TODOS OS PRIVILÉGIOS (PESSOAS E COISAS) QUE ESTÃO NO MEU ENTORNO E PERCEBO QUE ISSO FACILITA A ARTE DE AMAR, A SI E AO NOSSO PRÓXIMO. NOTO O QUANTO ISSO É COMPENSADOR! 
AH, SINTO TAMBÉM QUE A SOCIEDADE NOS COBRA A FELICIDADE URGENTE, MAS CONCLUO QUE NÃO SOMOS CONSTANTEMENTE FELIZES, MAS PODEMOS SIM, ESCOLHER E MERGULHAR NUMA VIDA EM PERMANENTE ESTADO DE AMOR E DE CUIDADO, TANTO ESTÁVEL QUANTO CONTÍNUO. 
RELEMBRO AGORA QUE UM DIA LI EM UM LIVRO ALGO SOBRE FELICIDADE, E GOSTEI TANTO QUE PARA REALMENTE ASSIMILAR, RESOLVI ESCREVER NUMA AGENDA PRA EVITAR ESQUECER OU PERDER, E DIZ O SEGUINTE: “A FELICIDADE É SEMPRE UM SUBPRODUTO. NÃO ADIANTA PERSEGUIR A FELICIDADE. SÓ SE É FELIZ PRATICANDO A BONDADE. AS PESSOAS MAIS FELIZES QUE CONHEÇO NEM TÊM CONSCIÊNCIA DISSO. SÓ PENSAM EM SER BONS VIZINHOS, SOLIDÁRIOS, PRESTATIVOS. E, ENQUANTO ESTÃO OCUPADOS FAZENDO O BEM, A FELICIDADE ENTRA DE MANSINHO PELA PORTA DOS FUNDOS.” MARAVILHOSA DEFINIÇÃO! 
NESSA JORNADA AMOROSA, LEVAMOS TEMPO, MUITO TEMPO, ÀS VEZES, CAPTURANDO UMA FELICIDADE FANTASIOSA, REPLETA DE EXPECTATIVAS IRREAIS, ENQUANTO PODERÍAMOS ESTAR APROVEITANDO A FELICIDADE QUE ESTÁ ALI, DIANTE DE NÓS, TOTALMENTE AO NOSSO ALCANCE. 
E É SOMENTE QUANDO TEMOS AMOR-PRÓPRIO E AUTO-ESTIMA QUE SOMOS CAPAZES DE AMAR E ENTREGAR NOSSAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS,  AÍ ENTÃO, PROVAVELMENTE, DESPERTAREMOS O AMOR GENUÍNO. 
“AMAMOS QUEM NOS ACEITA COMO SOMOS, FAZENDO COM QUE NOS TORNEMOS MELHORES. AMAMOS QUEM REFLETE UMA IMAGEM NOSSA QUE NOS AGRADA. AMAMOS QUEM É CAPAZ DE DESPERTAR NOSSAS ENERGIAS EMOCIONAIS E CRIATIVAS ATÉ ENTÃO ADORMECIDAS. AMAMOS QUEM AJUDA A NOS TRANSFORMARMOS EM PESSOAS AMOROSAS.” HAROLD KUSHNER -  ADORO ESSA CITAÇÃO! 
E ATRAVESSANDO A VIDA NESSE PERCURSO AMOROSO-AFETIVO DO COTIDIANO, DE REPENTE, NOS VEMOS REAGINDO DE FORMA NOVA: QUEBRANDO BARREIRAS E PRECONCEITOS, VAMOS NOS DISTANCIAMOS DA INFLEXIBILIDADE, DA PERSEGUIÇÃO AO OUTRO, DE INSISTIR NA PERSISTÊNCIA POR PESSOAS PERFEITAS E IDEAIS, PARA ENTÃO NOS APROXIMARMOS DOS QUE SÃO DIFERENTES DE NÓS. E PERCEBO QUE É SOMENTE AÍ QUE, SURPREENDENTEMENTE, NOS REVELAMOS MUITO MAIS DISPOSTOS A AMAR. 
SABEMOS QUE É MUITO FÁCIL AMAR OS QUE NOS AGRADAM E SATISFAZEM OS NOSSOS DESEJOS, BEM COMO OS QUE NOS RECONHECEM, ELOGIAM, VALORIZAM E SE DEDICAM A NÓS. 
É PRUDENTE NOS RECORDARMOS DE QUE O AMOR É UM PROCESSO CONTÍNUO DE CONSTRUÇÃO QUE FAZEMOS AGORA, NO MOMENTO VIVIDO, É O NOSSO “PRESENTE”; O QUE FICOU É PASSADO, OU SEJA, LEMBRANÇA E SAUDADE; O QUE PENSAMOS E ALMEJAMOS CONQUISTAR É FUTURO, OU SEJA, PURA IMAGINAÇÃO, FÉ, EXPECTATIVA E ESPERANÇA. 
CONTINUO NO TRAJETO AMOROSO DESSA VIDA, CONVENCIDA DE QUE O AMOR SE NUTRE DA FELICIDADE MOMENTÂNEA E NOS SUPRE DEFINITIVAMENTE, NESSE INSTANTE VITAL. AGORA, JÁ... NÃO É ACONSELHÁVEL DEIXAR PARA AMAR AMANHÃ, DEPOIS DE AMANHÃ... É SIMPLES ASSIM, O AMOR... 
E O MELHOR, O QUE É TUDO DE BOM E LINDO MESMO É TER A CONVICÇÃO QUE SER FELIZ E DE BEM COM A VIDA É, ESSENCIALMENTE, AMAR!

2 comentários:

  1. Gostei do blog. Você vai gostar do depoimento emocionante de ALINE, da Cidade das Pirâmides, quando completou 49 anos. http://www.youtube.com/watch?v=dSagrGrBeCw&feature=share&list=UUBvY_tI9xN0wVbBqJMxSr6g Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VALEU A DICA, VOLTE SEMPRE. BJOS DE LUZ PRA VC!!!

      Eliminar