Número total de visualizações de páginas

08/04/11

RESILIÊNCIA ... VENCENDO A SI PRÓPRIO - Magda Baetta

A Psicologia tomou este conceito emprestado da física. Pode ser definida como a capacidade do ser humano lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – trauma, choque, dificuldades, estresse, etc. – impedindo entrar em surto psicológico.
O que faz com que algumas pessoas possuam a capacidade de lidar e superar determinadas situações e outras permanecerem no sofrimento, angustiadas e presas nas malhas da infelicidade?
O que leva um sujeito levantar após um grande baque e outro permanecer no fundo do poço?
Não são personagens de ficção que se erguem após a grande queda. Estas pessoas são homens, mulheres, crianças e velhos. Indivíduo comum do mundo que retoma sua vida após a morte de um filho, a perda de uma parte de seu corpo, a perda do emprego, doenças graves, físicas ou psíquicas, em si mesmo ou em alguém da família.
Pare e relembre como você agiu diante de casos assim. Nestas situações sua resiliência é testada.
As razões citadas são suficientes para levar um individuo ao caos. Mas, pertencem a este grupo pessoas capazes de continuar uma vida de qualidade, sem autopunições, sem resignação destruidora, que renascem dos escombros – ESSES SÃO SERES RESILIENTES.
Em qualquer ambiente é possível ser resiliente. Por exemplo, no trabalho, resiliência é a capacidade de resistir às pressões e às frustrações sem perder energia, sem se deformar psicologicamente. Ela é o resultado da educação e da formação que recebeu ao longo da vida, desde a educação infantil às experiências acumuladas com o passar dos anos. Diante das situações de pressão que viveu, você aprendeu a reagir, assimilar e resistir. No mercado atual, há uma escassez de jovens profissionais resilientes.
Desta forma, um dos fatores de resiliência é a capacidade do individuo de garantir sua integridade, mesmo nos momentos mais críticos.
Portanto, entende-se resiliência como uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano, condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.
Não deixe para daqui a pouco ou amanhã. comece agora seu processo de transformação!

2 comentários:

  1. Oi, Tânia!!!

    É muito difícil ser resiliente em determinadas situações. Ma se nos propormos passar por essa transformação, chegamos lá. Sem esquecer que esse é um caminho árduo e que precisamos ter persistência, para não desistirmos no meio do percurso.
    Bom Domingo pra vc e sua família!!
    Bjsssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VC TEM RAZÃO, CLAUDIA, É BEM DIFÍCIL, MAS POSSÍVEL!!! CADA DIA MAIS CREIO NISSO:
      "A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade, querer com mais doçura."
      Lya Luft
      BJO MEU.

      Eliminar